domingo, 4 de setembro de 2011

UVB-76 A Rádio Fantasma




A rádio foi descoberta em1982, a rádio de ondas curtas chamada UVB-76 transmite sons muito estranhos e sem sentido aparente. A rádio foi apelidada de "The Buzzer". O som que a rádio transmite é vibrante, dura 0,8 segundos e se repete de 21 a 34 vezes por minuto.

Um minuto antes de cada hora,  o tom de repetição é trocado por um tom continuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Entre as 07:00 e 07:50 GMT, a estação abaixa o consumo de energia e é quando, aparentemente, a manutenção do transmissor acontece.

Desde de sua descoberta, a rádio emitia um repetitivo “bip” de dois segundos. Nos anos 90 foi substituído para uma campainha no começo da década de 90. Logo depois, trocaram para um tom mais alto e de duração maior até que em janeiro de 2003, voltou para o tom anterior.

É possível ouvir conversas distantes e outros ruídos ao fundo, o que sugere que o dispositivo é operado com um microfone que capta tudo, de uma forma acidental ou proposital. Desde 1982,  foram registradas vozes estranhas, em apenas quatro ocasiões. A conversa, traduzida do russo, dizia: “Eu sou o 143. Eu não recebo o oscilador (gerador).” e “Isso é o que a sala de operações está emitindo.” ou “Essas são as ordens de operações.”

O governo russo não sabe (ou pelo menos diz) o motivo dessa estação existir. Hipóteses sugerem  que a função da rádio é monitorar alguma coisa, na atmosfera ou em outro lugar. Talvez sua origem pode sido resultado da Guerra Fria. Algumas dessas mensagens de voz indicam diversas coordenadas que caem em lugares como Iraque, Irã, ilhas e pontos no oceano – onde testes poderiam ter acontecido. 




Fotos de satélite revelaram o local da estação em Pavarovo (Rússia), e um grupo foi até ela investigar. Tiveram uma surpresa: Deparou-se com um local totalmente abandonado, cujos aparelhos datavam de muitos anos e largados. Telefones, maquinários, documentos, mobília… Tudo. E nem tudo era aberto: Havia locais trancados, levando a lugares que eles não conseguiram acessar. O que deve se esconder nesses locais? 
Nesse vídeo, há um pedaço do ruído da transmissão da misteriosa rádio fantasma. Confira abaixo.




2 comentários: